Pular para o conteúdo principal

Relato das Práticas da turma de 2 anos no CMEI HELENA KOLODY



Objetivando que os alunos identificassem diversos tipos de plantas e os cuidados que devemos ter para que possam se desenvolver, as professoras Márcia de Freitas Kolineski e Maria Aparecida Nogueira Machado da turma de 2 anos do CMEI Helena Kolody, trabalharam no mês de Maio com diversos conteúdos e áreas do conhecimento que fazem parte da Organização Curricular para Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino, entre eles o conteúdo: Ecossistema e Biodiversidade- reconhecimento das diferentes espécies de seres vivos: Plantas.
Inicialmente as professoras enfatizaram a obra “O sítio do Pica Pau Amarelo” de Monteiro Lobato para o conhecimento dos personagens, animais e plantas existentes naquele lugar, os quais serviram de inspiração para o autor. 
As crianças tiveram oportunidade de conhecer várias espécies de plantas terrestres e aquáticas através de imagens e figuras ilustradas e das fichas da Caixa Didática- Flores, diversas atividades foram realizadas como: pintura com tintas, técnica de frotagem com giz de cera, carimbo, dramatização da música “A linda Rosa Juvenil”, que ocorreu no  Momento Cultural o qual é realizado mensalmente entre todas as turmas da instituição,  experiências com plantas medicinais na degustação de chás, plantio de ervas medicinais e ornamentais que foram presenteadas no Chá para as mães realizado na instituição, outra vivência significativa que também  chamou a atenção dos alunos foi à visita a Floricultura, onde mais uma vez as crianças tiveram a oportunidade de observar e manipular diversos tipos de plantas e objetos de jardinagem o que contribuiu de forma efetiva na aprendizagem.
Essas vivências oportunizaram aos alunos da turma de 2 anos ricas e prazerosas  aprendizagens  que certamente contribuirão para o seu pleno desenvolvimento. 

“Quanto mais a criança viu, ouviu e vivenciou, mais ela sabe e assimilou; quanto maior a quantidade de elemento da realidade de que ela dispõe em sua experiência- sendo as demais circunstâncias as mesmas - , mais significativa e produtiva será a atividade de sua imaginação.” (VIGOTSKI,2009)






Postagens mais visitadas deste blog

Projeto "Tchau Chupeta" - CMEI VINICIUS DE MORAES

A turma de 3 anos do CMEI Vinicius de Moraes das professoras Tânia Miranda e Luciane Campos realizaram  no período de abril a maio, intervenções pedagógicas objetivando o desuso da chupeta.  A turma é composta por 19 crianças sendo que 12 delas utilizavam a chupeta, depois de ouvirem o relato das mães que disseram não ter sucesso nesse processo, iniciou-se uma proposta com o apoio do livro Balde de Chupetas de Hetzel e Massaranie para crianças, que foi apresentado para elas ressaltando que a sala teria uma “Caixa de Chupetas” representando o balde da história.   As crianças foram acomodadas na colcha roda de conversa e com  o auxílio de fichas observaram imagens  de crianças que usam chupetas e os problemas que podem causar na boca, arcada dentária, queixo, além das muitas  infecções. Houve  um impacto de algumas crianças ao visualizarem as imagens, outras permaneceram firmes no prazer ocasionado pelo objeto e não se sensibilizaram.    Aos poucos  as crianças foram sendo ince

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – BIOGRAFIA DE MONTEIRO LOBATO

Monteiro Lobato (1882-1948) foi um escritor e editor brasileiro. "O Sítio do Pica-pau Amarelo" é sua obra de maior destaque na literatura infantil. Criou a "Editora Monteiro Lobato" e mais tarde a "Companhia Editora Nacional". Foi um dos primeiros autores de literatura infantil de nosso país e de toda América Latina. Metade de suas obras é formada de literatura infantil. Destaca-se pelo caráter nacionalista e social. O universo retratado em suas obras são os vilarejos decadentes e a população do Vale do Paraíba, quando da crise do café. Situa-se entre os autores do Pré-Modernismo, período que precedeu a Semana de Arte Moderna.

Peça Teatral “O casamento da Emília e do Rabicó”

Relato das práticas com as professoras do CMEI Olavo Bilac Tendo como princípio de que tudo que garantimos no âmbito institucional é com as crianças e para as crianças e considerando que as obras de Monteiro Lobato levam as crianças a uma viagem no mundo da imaginação e proporciona encantamento e referência a literatura de qualidade, as professoras do CMEI Olavo Bilac, organizaram uma peça teatral “O Casamento da Emília e do Rabicó”o qual fez parte do projeto do CMEI “Momentos Encantantes” garantindo momentos enriquecedores e importantes para o processo de aprendizagem  das crianças. O aprimoramento dos  estudos acerca  do autor Monteiro Lobato vem sendo garantido nas práticas pedagógicas  de nossa instituição, promovendo para as nossas crianças  conhecimentos da Biografia, vida e obras deste autor. As obras são referências  de literatura de qualidade, que apresenta em seus escritos os personagens do nosso folclore e compartilha a identidade do povo brasileiro. Com as narra