Pular para o conteúdo principal

Projeto "Tchau Chupeta" - CMEI VINICIUS DE MORAES


A turma de 3 anos do CMEI Vinicius de Moraes das professoras Tânia Miranda e Luciane Campos realizaram  no período de abril a maio, intervenções pedagógicas objetivando o desuso da chupeta. 
A turma é composta por 19 crianças sendo que 12 delas utilizavam a chupeta, depois de ouvirem o relato das mães que disseram não ter sucesso nesse processo, iniciou-se uma proposta com o apoio do livro Balde de Chupetas de Hetzel e Massaranie para crianças, que foi apresentado para elas ressaltando que a sala teria uma “Caixa de Chupetas” representando o balde da história.  
As crianças foram acomodadas na colcha roda de conversa e com  o auxílio de fichas observaram imagens  de crianças que usam chupetas e os problemas que podem causar na boca, arcada dentária, queixo, além das muitas  infecções. Houve  um impacto de algumas crianças ao visualizarem as imagens, outras permaneceram firmes no prazer ocasionado pelo objeto e não se sensibilizaram.   
Aos poucos  as crianças foram sendo incentivadas  a deixar a chupeta, nos momentos de descanso e durante as atividades, na caixa ou na mochila,   como se trata de um processo, o tempo da criança deve e foi .  respeitado, observando-se, nesse contexto, seu nível  de apego a chupeta e como os familiares encarariam esse processo, partindo então do incentivo a criança para posteriormente elas mesmas levarem até seus pais.   

A convite da equipe pedagógica e professoras a dentista Dra Cíntia realizou uma palestra para as crianças tratando dos problemas que a chupeta pode ocasionar com o uso prolongado e incentivando a escovação correta.

A  fonoaudióloga Mônica  Barreto também contribuiu,   dialogando com as crianças sobre  os problemas que ocorrem na região facial voltados ao maxilar, músculos bucal e faciais e  articulação das palavras.

A  segunda etapa aconteceu no ultimo dia 19/06 segunda-feira  organizada com um dialogo com os familiares com  a participação da fonoaudióloga sobre a chupeta e a amadurecimento Infantil, momento este de muito sentido e significado, para a compreensão dos familiares sobre os males que uso da  chupeta pode  ocasionar na oralidade e desenvolvimento  facial da criança. Os pais dialogaram, trocaram informações, relataram suas  dificuldades em tratar esse assunto com a criança, e compreenderam que é importantíssimo estimular o desuso da chupeta. A Renata mãe da criança Arthur relatou que:
 “- antes o Arthur usava chupeta o tempo todo, não ficava sem ela não boca, depois do  inicio do projeto ele passou a deixar a chupeta na gaveta e só pega para dormir, e dormindo deixa a chupeta cair não fica mais procurando! Ate a fala dele melhorou!
A Simone genitora da criança Lavynia relatou: “-é difícil mesmo tirar, mas não consigo sozinha! É importante as professoras estar ajudando neste processo.


A equipe pedagógica e professoras do CMEI Vinicius de Moraes agradece a todos os profissionais que fizeram parte deste belo projeto, como também aos pais que participaram incentivando as crianças e apoiando as professoras.

O  uso da chupeta

  • Atrapalha na fala
  • Mastigação.
  • Deglutição.
  • Respiração.
  • Lábio superior fica encurtado,
  • O  lábio inferior fica flácido e invertido (virado para fora)
  • As  bochechas ficam caídas
  • Arcadas e os ossos nasais sofrem estreitamento 
  • Provoca  mordidas  abertas,  mordidas cruzadas
  • Uso de chupetas pode servir como veículo de vários tipos de infecções para o organismo

Postagens mais visitadas deste blog

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – BIOGRAFIA DE MONTEIRO LOBATO

Monteiro Lobato (1882-1948) foi um escritor e editor brasileiro. "O Sítio do Pica-pau Amarelo" é sua obra de maior destaque na literatura infantil. Criou a "Editora Monteiro Lobato" e mais tarde a "Companhia Editora Nacional". Foi um dos primeiros autores de literatura infantil de nosso país e de toda América Latina. Metade de suas obras é formada de literatura infantil. Destaca-se pelo caráter nacionalista e social. O universo retratado em suas obras são os vilarejos decadentes e a população do Vale do Paraíba, quando da crise do café. Situa-se entre os autores do Pré-Modernismo, período que precedeu a Semana de Arte Moderna.

Peça Teatral “O casamento da Emília e do Rabicó”

Relato das práticas com as professoras do CMEI Olavo Bilac Tendo como princípio de que tudo que garantimos no âmbito institucional é com as crianças e para as crianças e considerando que as obras de Monteiro Lobato levam as crianças a uma viagem no mundo da imaginação e proporciona encantamento e referência a literatura de qualidade, as professoras do CMEI Olavo Bilac, organizaram uma peça teatral “O Casamento da Emília e do Rabicó”o qual fez parte do projeto do CMEI “Momentos Encantantes” garantindo momentos enriquecedores e importantes para o processo de aprendizagem  das crianças. O aprimoramento dos  estudos acerca  do autor Monteiro Lobato vem sendo garantido nas práticas pedagógicas  de nossa instituição, promovendo para as nossas crianças  conhecimentos da Biografia, vida e obras deste autor. As obras são referências  de literatura de qualidade, que apresenta em seus escritos os personagens do nosso folclore e compartilha a identidade do povo brasileiro. Com as narra